MOÇAMBIQUE

SIMBOLOS NACIONAIS

A Bandeira Nacional

Tem cinco cores: vermelha, verde, preta, amarela e branca. As cores representam:


Bandeira da República de Moçambique

vermelha – resistência secular ao colonialismo, a luta armada de libertação nacional e a defesa da soberania;
verde – as riquezas do solo;
preta – o continente africano;
• amarela dourada – as riquezas do subsolo;
• branca – a justeza da luta do povo moçambicano e a paz.



De cima para baixo estão dispostas horizontalmente as cores verde,  preta e  amarelo dourada alternados por faixas brancas. Do lado esquerdo o vermelho ocupa o triângulo no centro do qual se encontra uma estrela, tendo sobre ela um livro ao qual se sobrepõem uma arma e uma enxada cruzadas.
A estrela simboliza o espírito de solidariedade internacional do povo moçambicano. O livro, a enxada e a arma simbolizam o estudo, a produção e a defesa.

 

O Emblema

a

Contém como elementos centrais um livro, uma arma e uma enxada, dispostos em cima do mapa de Moçambique  representando respectivamente: a educação, a defesa e vigilância, o campesinato e a produção agrícola.

Por baixo do mapa está representado o oceano. Ao centro, o Sol nascente, símbolo de nova vida em construção. A delimitar este conjunto está uma roda dentada, simboliza ndo os operários e a indústria. A circundar a roda dentada encontram-se à direita direita e à esquerda, respectivamente uma planta de milho e espiga e uma cana de açúcar simbolizando a riqueza agrícola.

No  cimo, ao centro, uma estrela simboliza o espírito de solidariedade internacional do povo moçambicano.  Na parte inferior está disposta uma faixa vermelha com a inscrição “República de Moçambique”.

AMBASCIATA DEL MOZAMBICO IN ITALIA - Via Filippo Corridoni, 14 - 00195 Roma Tel: 06.37514675 - Fax: 06.37514699 - consolato@ambasciatamozambico.it
Powered by DW-DreamyourMind Srl